Um logótipo não é uma marca. Uma marca é muito mais do que um nome, um logótipo ou um site. A marca é um todo.

Chegam até à nossa agência, muitas empresas e empreendedores que querem criar uma nova marca. Normalmente o que estão à procura é de um nome, ou logotipo, ou um rebranding para uma marca. Muitas pessoas, pensam que uma marca é isto. Uma vez surgido o nome, que é só colocá-lo no site, numa assinatura de email e que já têm uma nova marca. Mas, desengane-se de quem pensa que uma marca é só isso. Uma marca é muito mais do que um nome ou um logótipo. A marca é um todo.

A marca é a sua estratégia

Se a sua marca é um bem de consumo, a marca são os seus produtos e a história que esses produtos contam. Se a sua marca é uma organização sem fins lucrativos, a sua marca é as suas aspirações e o progresso que está a fazer. Se você não sabe para onde vai ou como lá vai chegar, essa é a sua marca, independentemente do novo nome com que começa.

A marca é o seu serviço ao cliente

Se um cliente liga para a sua empresa e fica perdido no voicemail a tentar descobrir quem é a pessoa certa para falar, isto é a sua marca. Isto diz que não se importa muito com os seus clientes ou potenciais clientes. Se os seus clientes ou potenciais clientes, assistirem a um webinar seu e não conseguirem ouvir bem por causa do seu péssimo sistema de som, isto é a sua marca. Se um funcionário seu estiver ao balcão a navegar pela net ou ao telemóvel particular, ele(a) é a sua marca, independentemente de estar com uma farda toda bonita com o seu logótipo.

A marca é a maneira como fala

Se gastou tempo e dinheiro a criar um novo site e não atualizou a sua copy, não possui um novo site. Se utiliza termos muitos técnicos ou siglas complicadas, em tudo o que diz e deixa as pessoas confusas, essa é a sua marca. Se o seu relatório anual deixa as pessoas a dormir, essa é a sua marca. Se está a tentar ser tudo para todas as pessoas, essa é a sua marca. A mensagem é uma parte central da sua marca, mas a mensagem por si só não pode fazer uma grande marca. Quantos de nós não encontramos já um produto ou serviço, que não estava de acordo com o que anunciavam na copy. Essa incongruência é a sua marca.

A marca é todo o conjunto das suas ferramentas de comunicação

A marca é a sua placa que diz “volto já” é a maneira como atende o telefone, os contratos que envia é o quão rápido ou não é o seu site a abrir. Se o seu site for lento e complicado, isto vai frustrar os seus clientes e transmitir-lhes que não se importa com eles. Alguma vez imaginou ver uma placa torta e colada com fita adesiva numa loja da Apple? Não, pois não? E essa é a marca deles. Ela transmite que a placa mãe do Mac também não está “pendurada” por um fio. As escolhas que faz dizem muito sobre o quão inovadora é a sua marca.

A marca é os seus colaboradores

A marca é os seus colaboradores e a forma como a representam. Ter uma boa equipa, começa com boa contratação e continua com treinamento e desenvolvimento forte e consistente. Não importa, o quão bem os seus colaboradores aderem ao novo guia da sua marca, se eles não querem saber do trabalho que fazem.

A marca é as suas instalações

Tem as luzes acesas ou tem a sua equipa a trabalhar às escuras? A sinalização é consistente com os seus padrões visuais? O espaço é limpo? Parece estar ativo e “bem de saúde”? A sua casa é a sua marca.

A marca também é o seu logótipo e imagens

Uma marca merece um excelente logótipo e um ótimo design gráfico. Pode fazer a diferença quando um cliente está para escolher entre duas marcas. Mas, estes sozinhos não podem tornar a sua marca excelente. A marca é cuidar do seu negócio em todos os níveis e em todos os detalhes, desde coisas como a missão e a visão, aos seus colaboradores, e todas as interações que alguém vai ter consigo, por menor que sejam.

A base para crescer pode estar na Gavinha – Agência de Comunicação, dê um passo em frente, fale connosco.

Fonte : DesignPT

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