Um logótipo não é uma marca. Uma marca é muito mais do que um nome, um logótipo ou um site. A marca é um todo.

Chegam até à nossa agência, muitas empresas e empreendedores que querem criar uma nova marca. Normalmente o que estão à procura é de um nome, ou logotipo, ou um rebranding para uma marca. Muitas pessoas, pensam que uma marca é isto. Uma vez surgido o nome, que é só colocá-lo no site, numa assinatura de email e que já têm uma nova marca. Mas, desengane-se de quem pensa que uma marca é só isso. Uma marca é muito mais do que um nome ou um logótipo. A marca é um todo.

A marca é a sua estratégia

Se a sua marca é um bem de consumo, a marca são os seus produtos e a história que esses produtos contam. Se a sua marca é uma organização sem fins lucrativos, a sua marca é as suas aspirações e o progresso que está a fazer. Se você não sabe para onde vai ou como lá vai chegar, essa é a sua marca, independentemente do novo nome com que começa.

A marca é o seu serviço ao cliente

Se um cliente liga para a sua empresa e fica perdido no voicemail a tentar descobrir quem é a pessoa certa para falar, isto é a sua marca. Isto diz que não se importa muito com os seus clientes ou potenciais clientes. Se os seus clientes ou potenciais clientes, assistirem a um webinar seu e não conseguirem ouvir bem por causa do seu péssimo sistema de som, isto é a sua marca. Se um funcionário seu estiver ao balcão a navegar pela net ou ao telemóvel particular, ele(a) é a sua marca, independentemente de estar com uma farda toda bonita com o seu logótipo.

A marca é a maneira como fala

Se gastou tempo e dinheiro a criar um novo site e não atualizou a sua copy, não possui um novo site. Se utiliza termos muitos técnicos ou siglas complicadas, em tudo o que diz e deixa as pessoas confusas, essa é a sua marca. Se o seu relatório anual deixa as pessoas a dormir, essa é a sua marca. Se está a tentar ser tudo para todas as pessoas, essa é a sua marca. A mensagem é uma parte central da sua marca, mas a mensagem por si só não pode fazer uma grande marca. Quantos de nós não encontramos já um produto ou serviço, que não estava de acordo com o que anunciavam na copy. Essa incongruência é a sua marca.

A marca é todo o conjunto das suas ferramentas de comunicação

A marca é a sua placa que diz “volto já” é a maneira como atende o telefone, os contratos que envia é o quão rápido ou não é o seu site a abrir. Se o seu site for lento e complicado, isto vai frustrar os seus clientes e transmitir-lhes que não se importa com eles. Alguma vez imaginou ver uma placa torta e colada com fita adesiva numa loja da Apple? Não, pois não? E essa é a marca deles. Ela transmite que a placa mãe do Mac também não está “pendurada” por um fio. As escolhas que faz dizem muito sobre o quão inovadora é a sua marca.

A marca é os seus colaboradores

A marca é os seus colaboradores e a forma como a representam. Ter uma boa equipa, começa com boa contratação e continua com treinamento e desenvolvimento forte e consistente. Não importa, o quão bem os seus colaboradores aderem ao novo guia da sua marca, se eles não querem saber do trabalho que fazem.

A marca é as suas instalações

Tem as luzes acesas ou tem a sua equipa a trabalhar às escuras? A sinalização é consistente com os seus padrões visuais? O espaço é limpo? Parece estar ativo e “bem de saúde”? A sua casa é a sua marca.

A marca também é o seu logótipo e imagens

Uma marca merece um excelente logótipo e um ótimo design gráfico. Pode fazer a diferença quando um cliente está para escolher entre duas marcas. Mas, estes sozinhos não podem tornar a sua marca excelente. A marca é cuidar do seu negócio em todos os níveis e em todos os detalhes, desde coisas como a missão e a visão, aos seus colaboradores, e todas as interações que alguém vai ter consigo, por menor que sejam.

A base para crescer pode estar na Gavinha – Agência de Comunicação, dê um passo em frente, fale connosco.

Fonte : DesignPT

Artigos

O futuro da criatividade centra-se nas redes sociais?

O investimento publicitário no digital está a crescer. Essa é uma realidade que ninguém coloca em dúvida e acontece quer em Portugal, quer a nível internacional. Nos Estados Unidos da América, em 2016, o investimento Ler mais...

O Instagram é o novo Facebook?

O Instagram é, actualmente, uma das principais redes sociais e pode gerar resultados muito positivos para os seus esforços de marketing digital. Na Gavinha já optimizamos as estratégias dos nossos clientes para esta nova realidade! Ler mais...

Comunicação digital integrada. Redes Sociais

  Por exemplo, o Instragram é uma rede social muito visual, que permite contar histórias através de fotografias e vídeos. Mas, se pensa que apenas é útil para empresas que tenham produtos para mostrar, está Ler mais...